Penso que o que define uma pessoa não é exatamente seu passado; a vida é uma incógnita mutável a qual se altera a todo momento por inúmeros fatores, os quais influenciam em suas escolhas e atitudes naquele determinado momento.
O passado de alguém não delimita que será sempre de tal forma, mas que a constância ocorrência de fatos influenciam para uma mudança e melhora constante, observando que a cada desafio é possível tirar aprendizado e então crescer naquele determinado assunto. Não vangloriando dos erros, mas respeitando-os e sabendo que foi por causa deles que se adquiriu experiências e desenvolvimento humano para formação da pessoal a qual se é hoje.
Constantemente pré-determinamos uma imagem de outrem analisando histórico, as amizades, onde frequentou dentre outros, muitas vezes sem nem mesmo analisar a veracidade das fontes; o que na maioria das vezes injustamente acaba condenando alguém de forma inconveniente por coisas irreais.
Não são exatamente as pessoas às quais se convive ou os ambientes os quais se frequenta que definirá a personalidade de alguém; Jesus esteve em diversos lugares estranhos e em meio aos pecadores e impuros e nem por isso se portava como tal. Creio que todos nós em determinado momento fazemos escolhas que olhadas de fora talvez não seja o mais correto, entretanto, no instante daquela decisão era a alternativa aconselhável para prosseguir.
Na minha concepção o importante ao se conhecer uma pessoa não é examinar o passado, mas conhecer quem esta é hoje e o que pretende de agora em diante, o que aprendeu e o rumo que deseja tomar; aprender um pouco com ela e ensinar um pouco de nós, compartilhar momentos e experiências e assim prosseguir vivendo o presente olhando pra frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário